Páginas

JUSTIFICATIVA

Em 2008 o Governo de Pernambuco lançou um dos maiores programas de inclusão digital da História do Estado O Professor Conectado e para ampliar esta ação a STI vem disponibilizando cursos de férias através do Projeto: Oficinas Tecnológicas, proporcionando aos professores uma apropriação consciente e crítica dessas tecnologias.

Há muito se discute as tecnologias de informação e comunicação como grandes transformadoras na organização da sociedade, porém o uso efetivo das mesmas no ambiente escolar é de fato vivenciado por poucos.

A tecnologia e, principalmente, a internet ajudam decisivamente no processo de democratização do mundo e, portanto, deve ser amplamente utilizada pela educação.

Esta oficina foi disponibilizada no curso de férias de julho 2010 e devido a grande procura, o NTE METRONORTE está disponibilizando mais uma vez para aos professores, a oficina Professor Blogueiro – Professor Sem Fronteiras onde os mesmos terão a oportunidade a utilizar recursos da web que auxiliarão na dinâmica das aulas, como blogs e criação de vídeos, de forma motivadora, objetivando uma participação mais produtiva nas relações professor/aluno, permitindo ao estudante interagir com o conteúdo apresentado pelo professor. O blog vem ganhando espaço, como recurso de aprendizagem. Aproveitar o conhecimento e o interesse dos jovens por esta forma de comunicação no contexto escolar pode ser uma maneira diferente de divulgar projetos e permitir a interatividade e a troca de experiências, facilitando a reestruturação de antigos e a construção de novos outros conhecimentos.

Este trabalho também será enriquecido com a utilização do software Educandus, do Portal do Professor e da divulgação do OJE – Olimpíada de Jogos Digitais e Educação. Portanto, teremos um ponto de encontro para troca de experiências e diferentes possibilidades do uso desses recursos para a Educação.

8 comentários:

  1. Com esse programa que o governo de Pernambuco criou que foi o Professor Conectado,houve uma grande transformação na nossa classe, pois a tecnologia tem nos ajudado no processo de democratização do mundo principalmente no que diz respeito a educação e com esses encontros que estamos tendo, estão enriquecendo ainda mais os nssos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Acompanhando o blog percebe-se notadamente, a importância de Inclusão Digital, da Mídia Educacional, bem como, o bom uso da tecnologia em favor do processo educativo como tem respingado favoravelmente nas relações pessoais, através das redes sociais, fortalecendo os eficientes laços da comunicação na escola e na vida.
    Parabéns à inicitiva do Governo do Estado e especialmente ao professor blogueiro Sérgio Lima pela partilha deste bem que tem repartido entre os colegas como ferramenta relevante das idéias e produções.

    ResponderExcluir
  3. O lançamento da inclusão digital em nossa vida diária escolar foi realmente aberto v´rias oportunidades para conhecer-mos e conscientezarmos da importância da nossa contrbuição seja favorável ou crítica tecnologicamente.Porém não temos em todas as escolas o fácil acesso à internet mais recebemos curso para apoio.
    É necessário ter conhecimentos teóricos e práticos para exercer e passar a todos apredizes suas produções na utilização softwares ,vídeos e blogs nas Escolas Estaduais do Estado de Pernambuco.
    Para usar todas ferramentas tecnológicas consciente que é e será a nova era os mais novos recursos com melhor apoio ao trabalho.
    Construindo assim professores sem fronteiras interativo e construtivo de novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  4. É louvavel a iniciativa do governo disponibilizar a tecnologia para os profissionais da educação, principalmente aos professores que nacessitam de informação e comunicação.
    A ferramenta internet, sem duvida, ajuda no processo ensino aprendizagem, porém o título "Professor Conectado" não condiz com a realidade. As ferramentas exitem, conectibilidade não.

    ResponderExcluir
  5. São atividades como esta que transformam a prática pedagógica em todos seus aspectos de abrangência e interação. Parabéns ao carísimo colega Sérgio Henrique — este entusiasta contumaz das novas tecnologias educacionais.

    Napoleão Oliveira
    Escola Pres Castelo Branco - Paulista

    ResponderExcluir
  6. Inez Cavalcante( turma de Wanda)7 de agosto de 2012 às 09:22

    Concordo plenamente com sua colocação.

    ResponderExcluir
  7. Passeando pela net econtrei o seu blog!Que é muito bom diga se de passagem! Já levei o teu link!

    ResponderExcluir
  8. o Blog é bem legal pessoal dm uma olhadinha no blog da minha escola !! http://imaginacaoemclasse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir